Neste momento complicado para muitos brasileiros que estão sentindo os efeitos da crise causada pelo coronavírus, é essencial que saibamos administrar nossas dívidas da melhor forma para não termos maiores prejuízos no futuro.
É por isso que resolvi escrever esse post com uma dúvida que têm surgido bastante para mim: posso parcelar minha dívida de condomínio?
Sim, pode! Qualquer devedor pode formalizar uma proposta de acordo para pagamento da dívida de condomínio.
Mas como faço isso?
A proposta deve ser feita ao administrador do condomínio (o síndico) e deve ser razoável. Um bom exemplo disso é a quantidade de parcelas que não deve exceder o período de até 24 meses, isso porque, caso o síndico entre com uma ação de cobrança contra você, o processo judicial, além de custoso, dificilmente será encerrado antes desse período.
Seja convincente na sua proposta para ela seja aprovada.
Uma administração de condomínio mais racional, que visa o bem do comum fluxo de caixa da coletividade que mora ali, entende ser mais prudente e econômico aceitar um acordo parcelado ao invés de discutir o caso judicialmente.
Mas é necessário que a possibilidade de parcelamento esteja prevista na convenção?
Não. Mesmo que não haja previsão na convenção de condomínio, poderá haver acordo no parcelamento da dívida.
A dívida de condomínio é uma dívida “própria da coisa” o que significa dizer que ela existe pela própria existência do imóvel, logo, se você deixa de utilizar o apartamento ou suas áreas comuns, não significa que não terá que pagar o condomínio enquanto proprietário for.
E se o condômino ficar inadimplente ele perde uma série de direitos, tais como:
1) Participar de assembleias para tomada das decisões sobre o condomínio. Mas se o assunto envolver a mudança de convenção ou tamanho da propriedade, terá direito a votar.
2) Não poderá ser candidato a síndico.
3) Pode ter seu nome colocado no SPC e/ou Serasa , e a conta bancária pode ser bloqueada, além do imóvel ir a penhora, num eventual processo.
Busque ajuda de um profissional especializado na área, para ter seus direitos garantidos, seus deveres cumpridos e tudo sempre solucionado da forma mais eficiente e econômica para todos.
Ficou alguma dúvida? Comente abaixo e vamos conversar sobre.
Abraços!
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.